Pular para o conteúdo principal

Pilates – O que é? Saiba tudo sobre o Pilates





A cada dia que passa o pilates vêm ganhando mais adeptos, muitos artistas e pessoas famosas que necessitam estar com o corpo bonito acabam aderindo a técnica do pilates, até mesmo para garantir uma ótima postura diante do seu público. Os benefícios do pilates são inúmeros, não só para o nosso corpo, mas também para a mente, saúde e bem-estar.

O foco do pilates é melhorar a qualidade de vida de seus praticantes, unindo corpo e mente num unico exercício.
Algumas pessoas que procuram o pilates como forma de atividade física se queixam de dores crônicas e pequenos desconfortos na coluna lombar, torácica e cervical. O pilates inicialmente estabelece uma série de exercícios com uma postura horizontal onde as correções podem ser feitas com mais facilidade e progressivamente passa-se para uma postura vertical.
Os profissionais que oferecem aula de pilates para seus alunos devem saber quando é a hora certa de avançar no programa de treinamento, sempre respeitando as necessidades e habilidades individuais de cada aluno. O profissional obrigatoriamente deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia.

Quais os benefícios do Pilates?

  • 1. O pilates é uma atividade excelente para quem deseja relaxar, pois é uma atividade física que trás uma série de exercícios suaves, o que lhe ajuda a entender o seu corpo, além de entender como ele funciona também. O que consequentemente facilita na hora de liberar toda a tensão que fica no corpo, relaxar e combater o stress.
  • 2. O pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e a coordenação, realinhando a coluna. Ter um equilíbrio melhor e uma ótima coordenação, o que significa uma qualidade de vida melhor, além de menos lesões. Já percebeu o equilíbrio e a postura dos atletas, bailarinos e esportistas? Podemos dizer que essa postura é graças ao pilates.
  • 3. Algumas pessoas tem pavor de ir na academia e ficar pegando pesos muito pesados. O pilates é a solução, pois é uma técnica de exercícios não aeróbico, além de ser bem suaves, mas que ao mesmo tempo tonifica e fortalece os músculos do corpo.
  • 4. A maioria das pessoas com mais de 65 anos de idade possui alguns sintomas relacionados à artrite. Os estudos sugerem que os exercícios moderados praticados com alongamento, que é o caso do pilates, ajudam a reduzir a dor da artrite e a necessidade de ficar tomando vários medicamentos. O pilates é uma atividade muito recomendada para as pessoas com mais de 65 anos de idade, pois ajuda a aliviar a artrite e a ciática.
  • 5. Os exercícios, independente da sua idade, ajudam a aumentar a densidade dos ossos e reduzir os riscos de fraturas, como é o caso da osteoporose. Cada dia surgem novas provas de que os exercícios não precisam ser feitos com uma carga de peso muito grande para aumentar a densidade dos ossos. As pessoas mais idosas se tornam muito mais ativas quando praticam alguma atividade física, bem como melhora seu equilíbrio, sua força, sua coordenação e a sua flexibilidade – o que ajuda a prevenir quedas, que podem resultar em fraturas debilitantes ainda mais em idosos. Os exercícios do pilates podem ajudar a prevenir ossos quebrados em pessoas idosas.
  • 6. Os exercícios do pilates também são uma ótima opção para aumentar a circulação das células com anticorpos que combatem infecções e tumores. As pessoas em boa forma física tendem a contrair menos resfriados e outras infecções respiratórias do que as pessoas que não estão em forma e/ou não praticam nenhuma atividade física.


Devido a prática do pilates, começa a ocorrer um aumento dos batimentos cardíaco da pessoa, fazendo com que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco”. Conseguir uma boa forma física necessariamente não significa que você terá de realizar uma série de exercícios mecanizados e repetidamente exaustivo, mas sim ir, buscar aos poucos o prazer e satisfação em movimentos dinâmicos, diferentes, suaves e divertidos. O pilates ajuda a pessoa a resgatar seus movimentos naturais como flexibilidade, habilidades de infância, desenvolvendo a força muscular do aluno com muita paciência e resgatando também as capacidades correspondentes às tarefas de rotina, fazendo com que o corpo fuja do cansaço corporal.
O corpo humano está adaptado para suportar bastante negligência, mas nunca devemos sobrecarregá-lo por isso, sempre respeitando o seu limite natural. Os profissionais que realizam o pilates se deparam muitas vezes com alunos que possuem dores na coluna lombar, antes de ser praticante do pilates é preciso que o aluno tenha um diagnóstico médico para saber qual a origem da dor e é claro, saber prescrever uma série de exercícios dedicados somente para esse indivíduo, pois cada caso necessita de uma atividade diferente.
Em alguns casos trabalha-se a mobilidade articular, em outros casos essa modalidade pode ser extremamente perigosa. Por isso é tão importante consultar um médico para se informar sobre a origem da dor, dessa forma você está evitando exercícios contra-indicados para você.

Pilates Emagrece?

O pilates também é excelente para ajudar a definir a barriga e aliviar dores nas costas e nos ombros do indivíduo. Contudo, algumas pessoas sempre perguntam “pilates emagrece?” a resposta vai depender da sua dedicação aos exercícios. A queima de caloria varia de acordo com cada tipo de corpo e esforço físico realizado por cada pessoa. Por isso, o mais indicado é se dedicar às aulas e obedecer todas às instruções.

Os Seis Princípios do Pilates

As diretrizes que vamos conhecer a seguir devem orientar cada movimento em uma aula de pilates, conheça os seis princípios da aula de pilates:

Concentração

A fim de trabalhar o físico das pessoas, é necessário estar presente com a mente também. Afinal, é a mente que comanda a ação do pilates, por isso é muito importante prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem aos exercícios do pilates.

Controle

O domínio muscular recomendado pelo método do pilates consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos e casuais. Nenhum exercício do pilates é feito apenas por fazer, para cada movimento exercido no pilates há uma determinada função para o corpo.

Centro de Força

Podemos encontrar um grande grupo de músculos no centro, são eles: abdômen, lombar, quadris e glúteos. O pilates chamou esse conjunto de músculos como casa da força. Toda a energia necessária para a realização dos exercícios do pilates se inicia nela e flui para as extremidades.

Fluidez

No método do pilates não existe movimentos chamados de estáticos ou isolados, pois o corpo não funciona naturalmente dessa forma, muito pelo contrário, os movimentos do pilates são fluidos, como um longo passo ou como uma dança de valsa.

Precisão

A concentração para fazer um movimento preciso e perfeito do pilates é muito importante, ao invés de fazer vários movimentos sem vontade. A condição essencial para a prática do pilates é a precisão.

Respiração

A respiração é outra condição fundamental para a prática do pilates, ela completa e renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia-a-dia.

Quem pode fazer Pilates?

A resposta é simples, qualquer pessoa que gostaria de melhorar a sua aptidão física como postura e aparência. O mais importante do pilates não é o que você faz e sim como você faz.
Se você praticar o pilates regularmente, consegue restabelecer a flexibilidade das articulações, aumenta a eficiência da circulação, além de tonificar os músculos do corpo, em especial os flácidos. Com a prática do pilates você sentirá os resultados em poucos dias, sentirá principalmente o organismo se fortalecendo e os níveis de stress diminuindo. Começará a sentir diferença também em sua postura, coordenação, equilíbrio e alinhamento.
O pilates pode ser praticado também com ajuda de uma bola, nesse caso em especial, ajuda a melhorar os picos de ansiedade e depressão causado pelo estresse do dia-a-dia. O pilates é muito mais que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como função trabalhar a mente unindo também o corpo.

Pilates na Terceira Idade

O pilates na terceira idade é maravilhoso, porque vai desde o alívio das dores provenientes até a melhora na autoconfiança e auto-estima do indivíduo. Na terceira idade os benefícios são muitos como: alívio da dor, percepção dos movimentos, fortalecimento do corpo, equilíbrio, flexibilidade, alívio do stress e muitos outros benefícios.
O pilates é uma atividade física muito agradável, fácil e trás resultados bem rápidos. Qualquer pessoa pode praticar o pilates, desde que tenha mais de 12 anos e pessoas que possuem todos os níveis de condicionamento físico também podem praticá-lo. Experimente você também!
FONTE: nadafragil.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Seis exercícios de pilates em 20 minutos

Nos últimos anos, a técnica do pilates se popularizou no Brasil graças à eficiência promovida pelos exercícios que atuam em diversas áreas do corpo. Vão da flexibilização dos músculos até a postura da coluna. Criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século 20, a técnica se desenvolveu a partir do conceito da ioga e da observação dos movimentos dos animais. Joseph Pilates, que sofria de raquitismo e asma, criou uma série de exercícios para fortalecer seu próprio corpo. A técnica deu certo e foi exportada para todo o mundo. No Brasil, existem atualmente 8 mil estúdios dedicados à prática do pilates. Embora sejam melhor aproveitados com a instrução de um técnico especializado em uma academia, é possível realizar exercícios práticos de pilates em casa. Com apenas 20 minutos por dia, você vai desenvolver uma harmonia e integração entre corpo, mente e espírito, os princípios dessa prática que cresce cada vez mais em todo o mundo. Exercício da rã O alemão Joseph Pilates tirou m

Sobre o Studio Pilates na Vila

O Studio atende a alunos de todas as idades e com diferentes interesses, incluindo idosos, gestantes, atletas e crianças, desenvolvendo força muscular, melhora da mobilidade articular, melhora da postura, melhora da performance em atletas, diminuição da tensão e stress. Além disso, o método é eficaz para indivíduos com dores, provenientes de má postura. O método Pilates trabalha o corpo de forma harmoniosa com exercícios que exigem alta concentração e poucas repetições   e   por respeitar as particularidades de cada um, não há contraindicações e sim modificações para a execução do movimento. O método procura desenvolver flexibilidade, força, resistência, respiração, consciência corporal,concentração e condicionamento físico. As aulas tem como foco qualidade e precisão dos movimentos, evitando sobrecarga. As aulas são personalizadas, com no máximo dois alunos por aula, ministradas por profissional da área de fisioterapia, com cursos de especialização no Método Pilates. Cada alu

Massagens que garantem mais saúde, libido e pique para malhar

Muito mais do que injetar bem-estar na rotina, entregar-se a uma sessão de massagem é garantia de mais saúde, libido em dia e pique para malhar   Quando o  stress  acumula, quase nada funciona melhor para desacelerar e recarregar as baterias do que se entregar a uma sessão de massagem. O bom é que não faltam alternativas de terapias para conseguir isso. Melhor ainda: dependendo da técnica escolhida, mais do que relaxar , a  massagem  age como tratamento que ajuda a melhorar a saúde e equilibrar o humor. Vários estudos já comprovaram que o toque libera oxitocina e serotonina, substâncias responsáveis por aliviar o stress, controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial, turbinar a defesas do corpo e melhorar o humor. Um deles, publicado na Suécia, descobriu ainda que a técnica é uma aliada quando o assunto é melhorar o funcionamento do intestino. Ou seja, os motivos para incluir uma dessas terapias na rotina são muitos. Em dúvida no meio de tantas opções? A gente ajuda