Pular para o conteúdo principal

Seis exercícios de pilates em 20 minutos


Nos últimos anos, a técnica do pilates se popularizou no Brasil graças à eficiência promovida pelos exercícios que atuam em diversas áreas do corpo. Vão da flexibilização dos músculos até a postura da coluna. Criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século 20, a técnica se desenvolveu a partir do conceito da ioga e da observação dos movimentos dos animais. Joseph Pilates, que sofria de raquitismo e asma, criou uma série de exercícios para fortalecer seu próprio corpo. A técnica deu certo e foi exportada para todo o mundo. No Brasil, existem atualmente 8 mil estúdios dedicados à prática do pilates. Embora sejam melhor aproveitados com a instrução de um técnico especializado em uma academia, é possível realizar exercícios práticos de pilates em casa. Com apenas 20 minutos por dia, você vai desenvolver uma harmonia e integração entre corpo, mente e espírito, os princípios dessa prática que cresce cada vez mais em todo o mundo.
Exercício da rã
O alemão Joseph Pilates tirou muitos exercícios a partir da observação dos movimentos dos animais. O exercício da rã ajuda a fortalecer os músculos das costas, o tríceps e as coxas. Deitado(a) de costas com os joelhos dobrados, coloque o elástico embaixo dos pés, segurando-o pelas pontas. Em seguida, empurre os pés contra o elástico, mas sem deixar os braços se movimentarem. Sua resistência deve ser apenas na parte interna das coxas e nos pés.
Abodminal com a bola
O pilates alonga o corpo como um todo, ajudando a tonificar os principais músculos das costas e do abdômen. Grande parte dos exercícios é feita com ajuda de algum elemento como a bola ou o elástico. São objetos fáceis de encontrar em lojas de esportes. A bola, também chamada de overball, deve ser proporcional à sua altura. Ela é oferecida em basicamente dois tamanhos: a média, com 65 cm de diâmetro, e a grande, com 75 cm de diâmetro. Realize cada série por cerca de três minutos cada, com tempo para descanso. No primeiro exercício, apoie o tronco sobre a bola, mantendo as pernas levemente flexionadas. Posicione as mãos na cabeça. Devagar, eleve o tronco até a posição de 90 graus e volte soltando a respiração.
Exercício em V
Um bom exercício para fortalecer os músculos das costas é o chamado "V". Fique de joelhos com a bola à sua frente. Em seguida, apoie o tórax sobre a bola esticando os braços o máximo que puder. Elas devem ficar em formato de "V". Fique atento à respiração. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Volte à posição inicial e repita a atividade.
Flexão com a bola
A flexão é dedicada ao fortalecimento do peitoral, dos ombros e também do tríceps. Primeiro, é preciso ficar de joelhos de frente para a bola. Devagar, desloque o corpo para frente até chegar na posição de prancha: mãos apoiadas no chão e alinhadas com os ombros. Eleve o corpo para frente até que a bola fique sobre seus pés. Em seguida, force os braços para fazer a flexão. A bola ajuda a amortecer os movimentos, direcionando o exercícios para a região do peito, do tríceps e dos ombros.
Rowing
Agora é a vez do elástico, instrumento essencial do pilates por facilitar os movimentos do corpo. Com a coluna ereta, passe o elástico sobre os dois pés e segure-o pelas pontadas. Em seguida, eleve os cotovelos para trás o máximo possível e volte à posição inicial. Esse exercício é importante por fortalecer os membros superiores e a musculatura das costas.
Remada
O último exercício de pilates para fazer em casa é a remada. O objetivo é reproduzir os movimentos de um remador sobre um barco. Sentado(a) com a coluna ereta, deixe as pernas estendidas com o elástico na sola dos pés. Em seguida, puxe as mãos em direção ao peito como se estivesse remando. É importante sentir a região lombar sendo alongada. Aqui, o tronco vai pra trás como se estivesse remando, enquanto que as pernas permanecem paradas.



Fonte: Ehow

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o Studio Pilates na Vila

O Studio atende a alunos de todas as idades e com diferentes interesses, incluindo idosos, gestantes, atletas e crianças, desenvolvendo força muscular, melhora da mobilidade articular, melhora da postura, melhora da performance em atletas, diminuição da tensão e stress. Além disso, o método é eficaz para indivíduos com dores, provenientes de má postura. O método Pilates trabalha o corpo de forma harmoniosa com exercícios que exigem alta concentração e poucas repetições   e   por respeitar as particularidades de cada um, não há contraindicações e sim modificações para a execução do movimento. O método procura desenvolver flexibilidade, força, resistência, respiração, consciência corporal,concentração e condicionamento físico. As aulas tem como foco qualidade e precisão dos movimentos, evitando sobrecarga. As aulas são personalizadas, com no máximo dois alunos por aula, ministradas por profissional da área de fisioterapia, com cursos de especialização no Método Pilates. Cada alu

Massagens que garantem mais saúde, libido e pique para malhar

Muito mais do que injetar bem-estar na rotina, entregar-se a uma sessão de massagem é garantia de mais saúde, libido em dia e pique para malhar   Quando o  stress  acumula, quase nada funciona melhor para desacelerar e recarregar as baterias do que se entregar a uma sessão de massagem. O bom é que não faltam alternativas de terapias para conseguir isso. Melhor ainda: dependendo da técnica escolhida, mais do que relaxar , a  massagem  age como tratamento que ajuda a melhorar a saúde e equilibrar o humor. Vários estudos já comprovaram que o toque libera oxitocina e serotonina, substâncias responsáveis por aliviar o stress, controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial, turbinar a defesas do corpo e melhorar o humor. Um deles, publicado na Suécia, descobriu ainda que a técnica é uma aliada quando o assunto é melhorar o funcionamento do intestino. Ou seja, os motivos para incluir uma dessas terapias na rotina são muitos. Em dúvida no meio de tantas opções? A gente ajuda