Pular para o conteúdo principal

Exercitanto a consciência corporal


Para quem procura por um bom condicionamento físico, se recuperar de uma lesão muscular ou ainda ter bons resultados estéticos, uma alternativa é o pilates. O método consiste em um sistema de exercícios que tem como principal função promover a consciência corporal, alinhar a postura e trabalhar a respiração. O pilates associa técnicas da yoga, meditação, balé, ginástica rítmica e respiração profunda.
Conforme a fisioterapeuta Priscila Monte, o pilates permite alongar e fortalecer a musculatura e promover o relaxamento. O método é indicado para a faixa etária acima dos 12 anos e traz benefícios, como alívio de dores crônicas, melhor coordenação motora, maior mobilidade das articulações, aumento da concentração, da flexibilidade, do tônus e da força muscular.
Priscila explicou que o método reúne mais de 500 exercícios com a utilização de nove aparelhos e possui atendimento específico conforme as necessidades do aluno. Segundo a fisioterapeuta, gestantes a partir dos três meses também podem fazer os exercícios, desde que tenham indicação médica. Há contra-indicações para pessoas em processos inflamatórios e dores agudas. Casos de hérnia, osteoporose e próteses requerem cuidados.
De acordo com a fisioterapeuta, a maior procura é de mulheres geralmente visando à definição muscular e a modelação do corpo. Atletas também buscam o método para caso de lesões musculares. A indicação é que o pilates seja praticado a partir de duas vezes por semana, podendo ser feito todos os dias em casos em que ele é a única atividade física praticada.
O pilates é lembrado pela maioria como o exercício feito com o auxílio de grandes bolas, mas o método envolve vários aparelhos e técnicas. O alongamento na bola suíça trabalha principalmente com os quadríceps e o equilíbrio muscular. No cadillac é o alongamento da cadeia muscular superior; a suspensão trabalha utilizando o próprio peso do corpo; no reformer dá para trabalhar o equilíbrio e a força dos membros inferiores; no high barrel e no combo chair se trabalha o centro da força muscular abdominal e períneo.

A definição muscular motiva a prática de pilates

A indicação de atividades a ser feitas associadas com o pilates depende do objetivo do aluno. A fisioterapeuta Ayla Vasconcelos explicou que se a finalidade for emagrecer são sugeridos exercícios aeróbicos e se a busca for por relaxamento indica-se a yoga. Ayla relatou que 30% das pessoas procuram o pilates apenas pela estética, 50% pela estética e pela reabilitação e o restante só pela reabilitação.
Priscila ainda citou os casos em que devido às lesões, o aluno é impedido de frequentar academia e acaba optando pelo pilates para manter os objetivos estéticos. “Uma das vantagens é a pouca quantidade de alunos por aula, o que permite acompanhar e corrigir a postura a todo momento”, disse Ayla, completando que “eles fazem uma determinada quantidade de atividades sem estar errados, sem estar com má postura. Nem sempre na academia tem esse acompanhamento’’.
O aluno pode perceber melhoras a partir de três a quatro aulas, já a tonificação muscular demanda um tempo maior, que varia conforme o aluno.  A fisioterapeuta Ayla afirma que apesar da diversidade dos aparelhos e de exercícios, todos buscam promover os mesmos benefícios e trabalham o corpo por inteiro.


Postagens mais visitadas deste blog

Seis exercícios de pilates em 20 minutos

Nos últimos anos, a técnica do pilates se popularizou no Brasil graças à eficiência promovida pelos exercícios que atuam em diversas áreas do corpo. Vão da flexibilização dos músculos até a postura da coluna. Criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século 20, a técnica se desenvolveu a partir do conceito da ioga e da observação dos movimentos dos animais. Joseph Pilates, que sofria de raquitismo e asma, criou uma série de exercícios para fortalecer seu próprio corpo. A técnica deu certo e foi exportada para todo o mundo. No Brasil, existem atualmente 8 mil estúdios dedicados à prática do pilates. Embora sejam melhor aproveitados com a instrução de um técnico especializado em uma academia, é possível realizar exercícios práticos de pilates em casa. Com apenas 20 minutos por dia, você vai desenvolver uma harmonia e integração entre corpo, mente e espírito, os princípios dessa prática que cresce cada vez mais em todo o mundo. Exercício da rã O alemão Joseph Pilates tirou m

Sobre o Studio Pilates na Vila

O Studio atende a alunos de todas as idades e com diferentes interesses, incluindo idosos, gestantes, atletas e crianças, desenvolvendo força muscular, melhora da mobilidade articular, melhora da postura, melhora da performance em atletas, diminuição da tensão e stress. Além disso, o método é eficaz para indivíduos com dores, provenientes de má postura. O método Pilates trabalha o corpo de forma harmoniosa com exercícios que exigem alta concentração e poucas repetições   e   por respeitar as particularidades de cada um, não há contraindicações e sim modificações para a execução do movimento. O método procura desenvolver flexibilidade, força, resistência, respiração, consciência corporal,concentração e condicionamento físico. As aulas tem como foco qualidade e precisão dos movimentos, evitando sobrecarga. As aulas são personalizadas, com no máximo dois alunos por aula, ministradas por profissional da área de fisioterapia, com cursos de especialização no Método Pilates. Cada alu

Massagens que garantem mais saúde, libido e pique para malhar

Muito mais do que injetar bem-estar na rotina, entregar-se a uma sessão de massagem é garantia de mais saúde, libido em dia e pique para malhar   Quando o  stress  acumula, quase nada funciona melhor para desacelerar e recarregar as baterias do que se entregar a uma sessão de massagem. O bom é que não faltam alternativas de terapias para conseguir isso. Melhor ainda: dependendo da técnica escolhida, mais do que relaxar , a  massagem  age como tratamento que ajuda a melhorar a saúde e equilibrar o humor. Vários estudos já comprovaram que o toque libera oxitocina e serotonina, substâncias responsáveis por aliviar o stress, controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial, turbinar a defesas do corpo e melhorar o humor. Um deles, publicado na Suécia, descobriu ainda que a técnica é uma aliada quando o assunto é melhorar o funcionamento do intestino. Ou seja, os motivos para incluir uma dessas terapias na rotina são muitos. Em dúvida no meio de tantas opções? A gente ajuda