Os dias estão cada vez mais corridos para a maioria das pessoas e, diante de tanta agitação, ir à academia e fazer musculação termina por comprometer um pouco da paz interior. Para quem busca outras alternativas mais tranquilas de trabalhar a musculatura, a fisioterapeuta Marcela Alencar, dona de um estúdio na Galeria Multicenter, no Parnamirim, conta algumas das vantagens da prática do pilates. Confira.
- Para quem tem dias estressantes, o pilates faz você se sentir leve, relaxado e menos ansioso. Trabalhar a respiração e exercícios especiais resulta numa energia maravilhosa, mesmo após um longo dia de trabalho.
- Não existe restrição de idade, porém, recomenda-se fazer após os 18 anos, pois é quando a estrutura óssea já foi toda formada.
- O pilates aumenta a densidade óssea e ajuda a prevenir lesões nas articulações.
- Exercícios que incluem coordenação, assim como sequências de atividades, melhoram a memória.
- Promove a consciência do corpo, o que muda a maneira de sentar, andar e olhar.
- Melhora a qualidade do sono e do humor.
- Aquelas que sofrem com a TPM, o pilates alivia o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual. Praticar alguns dias antes do início e até mesmo durante a menstruação (escolhendo os exercícios mais fáceis), fazem a diferença.
- Às mamães que já pensam no shape após a gestação, pilates é a melhor maneira de obter uma barriga lisa e até esculpida.
- Ajuda no tratamento de dores nas costas. Principalmente para pessoas com lesões na região dorsal ou em condições graves, como hérnia de disco ou desvios posturais. Trabalha a rigidez e tônus muscular.
Fonte: Maria Regina Jardim